• Home
  • Notícias
  • Ministério da Agricultura propõe novo regulamento técnico da batata

Ministério da Agricultura propõe novo regulamento técnico da batata

Representantes do setor e interessados têm até 90 dias para enviar sugestões para o Mapa

A Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) colocou em consulta pública um projeto de norma sobre o regulamento técnico da batata. O texto estabelece um padrão oficial de classificação do produto, com os requisitos de identidade e qualidade, a amostragem, o modo de apresentação e a marcação ou rotulagem.

O documento ainda propõe a aptidão culinária no rótulo, para que os consumidores possam saber as finalidades específicas de cada tipo de batata - algumas são indicadas para frituras e outras para cozimentos, por exemplo.

A Coordenação-Geral de Qualidade Vegetal (CGQV/SDA), responsável pela regulamentação dos padrões oficiais, elaborou o projeto em conjunto com o setor produtivo. “O objetivo do Ministério da Agricultura é atualizar o regulamento para adequá-lo às exigências do mercado e à realidade da bataticultura nacional, frente à incorporação de novas variedades ao segmento produtivo”, diz a coordenadora da CGQV/DIPOV, Fátima Parizzi.

Sugestões tecnicamente fundamentadas podem ser encaminhadas, até o dia 16 de outubro, ao endereço: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Secretaria de Defesa Agropecuária, Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal, Coordenação-Geral de Qualidade Vegetal, Esplanada dos Ministérios, Bloco D, Anexo Ala B, 3 o andar, sala 346, CEP: 70.043- 900, Brasília – DF. Ou para o e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

O projeto de instrução normativa pode ser conferido aqui.

 

Tags: Sincaesp,, noticias, , MAPA,, Batata,

Atendimento

Avenida Dr. Gastão Vidigal, 1946
EDSED II - Sala 17 A 22
CEAGESP - Vila Leopoldina
CEP:05316-900 - SP - Brasil

Contato

Fone: 11 3643-8888
E-mail: sincaesp@sincaesp.org.br 
E-mail: sincaesp1990@gmail.com

Redes sociais

       

Área restrita

Lembrar-me