• Home
  • Notícias
  • Permissionário do Pescado reclama de aumento nas contas do rateio

Permissionário do Pescado reclama de aumento nas contas do rateio

"Eles comandam isso aqui como se fosse deles. A Ceasa é nossa, nosso patrimônio", exalta o senhor João 

"O Sincaesp é muito bom. Tem nos ajudado muito", afirma João Alves de Souza, antes mesmo de a entrevista começar de fato, ao saber que ela sairia no site do Sindicato dos Permissionários. Aos 67 anos, João é proprietário da Cantina do Pescado: já são 18 anos no mesmo ponto. "Antes eu tinha outros estabelecimentos. Porém, depois de um tempo, decidi ficar só com essa cantina na Ceagesp", explica o permissionário.

A cantina do senhor João funcionava 24h, principalmente pelo fato de a tradicional feira do pescado funcionar durante a madrugada. Hoje, porém, a cantina funciona durante quase todo dia e fecha das 14h às 18h. "Aqui lota mesmo só a noite. De dia, fica mais vazio", relata o proprietário.

DSCF6933

(Na foto, senhor João está à direita, ao lado de seu funcionário, Buiú)

Mas nos últimos anos, nem à noite a cantina tem lotado tanto. De acordo com o senhor João, o movimento de seu estabelecimento caiu, pelo menos, uns 50% nos últimos seis anos. "Ficavam mais de 15 motoristas aqui durante a noite. Hoje, se tiver cinco já é muito", comenta, sem esconder a tristeza pelo movimento menor nos dias atuais.

Junto à diminuição de frequentadores, está o aumento excessivo das contas nos últimos anos. João relata que em seis anos, as contas dobraram de valor. "As contas aumentaram muito nesse período. É um absurdo", lamenta o empresário. Com tantas contas a pagar, e com valores que não cabem no orçamento, a alegria de trabalhar já é a mesma. "Eles comandam isso aqui como se fosse deles. A Ceasa é nossa, nosso patrimônio. Eles não podem fazer o que fazem", exalta.

Nesse ponto, João não economiza elogios ao Sincaesp. Sócio desde março, o empresário confia no trabalho que o Sindicato tem feito e, inclusive, aconselha a todos a ser associados. "O Sincaesp é muito bom. Só tem gente boa lá dentro. E tem ajudado muito os empresários", afirma. Ele também destaca as reuniões, com as quais ele tem aprendido muito. "Eu vou a todas que posso e saio de lá entendendo todas as situações e apoiando ainda mais o Sincaesp."

João Alves de Souza é casado, pai de duas filhas e avô de uma mocinha de seis anos. Nenhuma frequenta a Ceagesp, até por ser um ambiente pouco agradável às mulheres. Com tantas dificuldades impostas, principalmente, pela Ceagesp, João revela que perdeu um pouco a alegria de trabalhar por aqui. Ao mesmo tempo, algo deu uma sobrevida ao senhor de 67 anos. "O nascimento da minha neta me reanimou um pouco. Me deu uma alegria muito grande e mais vontade para seguir em frente, apesar de todas as dificuldades."

Tags: Sincaesp,, perfil, Permissionário, Pescado

Atendimento

Avenida Dr. Gastão Vidigal, 1946
EDSED II - Sala 17 A 22
CEAGESP - Vila Leopoldina
CEP:05316-900 - SP - Brasil

Contato

Fone: 11 3643-8888
E-mail: sincaesp@sincaesp.org.br 
E-mail: sincaesp1990@gmail.com

Redes sociais

       

Área restrita

Lembrar-me